Páginas

Os 13 Porquês

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Clay Jensen encontra uma caixa de sapato, embrulhada em papel pardo em sua porta ao voltar da escola. Sem saber de onde ela pode ter vindo ou quem a enviou, ele a leva para dentro de casa e, ao abri-la, encontra 7 fitas cassetes, cada uma com um número em cada lado. Quando ele coloca a fita número um para tocar, não acredita no que ouve.

A voz que sai dos auto-falantes é de Hannah, uma garota que à algumas semanas atrás cometeu suicídio e também, o primeiro amor de Clay. Mesmo sem entender porque recebeu as fitas ou o que fazer com elas, ele resolve escuta-las e o que descobre muda sua vida.

Em cada fita, Hannah conta um motivo pelo qual ela se matou e diz também que apenas quem contribui para que ela tomasse essa decisão ouvirá as fitas. Isso significa que Clay também contribuiu para a sua morte, mas como? Como ele pôde ter feito algo errado? Como ele pôde ter feito algo que mataria a menina que ele amava?

Em uma única noite, Clay descobre mais sobre pessoas que ele julgava conhecer, descobre mais sobre Hannah e percebe que tudo aquilo que ele pensava saber dela estava errado e que ela foi mais uma das inúmeras vítimas de uma sociedade preconceituosa.


Quando encontrei esse livro na estante da biblioteca, nunca pensei que ele pudesse me tocar tanto, me fizesse pensar tanto nas pessoas como eu pensei ao lê-lo. O livro, acima de tudo, nos mostra como palavras e atitudes simples podem mudar a vida de uma pessoa completamente.

A história de Hannah me fez refletir sobre todas as vezes em que eu fiz algo ou disse algo sem pensar pra alguém e em como essa pessoa aceitou o que eu disse. Me fez pensar sobre a sociedade em que vivemos onde as aparências valem mais do que as pessoas realmente são.

O livro é o triste reflexo da nossa realidade que vale a pena ser lido e refletido pois, assim como Hannah, existem várias pessoas ao redor do mundo sofrendo caladas as consequências de erros cometidos por outras pessoas e encontram na morte o fim de um pesadelo.

Autor:  Jay Asher
Editora: Ática
Número de Páginas: 256

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Theme Base por Erica Pires © 2013 | Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Melhor Visualizado no Google Chrome | Topo