Páginas

As Meninas

terça-feira, 23 de julho de 2013
São Paulo, início dos anos 1970, auge da ditadura militar. Três jovens universitárias convivem num pensionato de freiras mais ou menos liberais e progressistas.

A delicada Lorena, de família rica, nutre uma sensibilidade artística e literária. Mantém um relacionamento hesitante com um homem casado e com filhos, que prefere chamá-lo apenas de M.N, a quem nunca sequer beijou. Ela é a salvação financeira para Lia e Ana Clara, já que sua "mãezinha" lhe envia dinheiro sempre.

Lia, a militante, filha de uma baiana com um ex-nazista, luta contra a ditadura e a opressão do governo. Vive um romance com Miguel, um revolucionário que acaba sendo preso por seus atos contra o governo. É a mais racional das meninas.

Ana Clara, a famosa Ana Turva, viciada em drogas e álcool, está de casamento marcado com um homem rico e acredita que isso mudará sua vida e lhe dará prazeres que nunca pode desfrutar até então. Mesmo estando noiva, Ana tem um relacionamento com Max, um traficante.

Três garotas totalmente diferentes, cada uma com seu encantamento, que dividem seus sonhos e planos, unidas sempre, até o dia em que a vida se encarrega de separá-las
Eu me apaixonei pela capa, ela tem a pintura chamada Blue Dancers que tem bastante relação com o livro, pois são três garotas dançando, ou pelo menos foi isso que eu consegui entender da pintura, não consegui distinguir  muito bem e acho que não vai dar pra vocês verem direito, graças às minhas estrelinhas.

A capa é simples, toda branca e com detalhes em azul e rosa, um tom super fofo de rosa, e a fonte usada não tem nada de especial. Acho que é essa simplicidade da capa que chamou a minha atenção, acho que capas cheias de "fru-frus" não são muito legais.

A fonte e a margem são ótimas, a margem é bem larga e por isso eu achei bem fofa cada página do livro.
Eu demorei um pouco pra me acostumar com a leitura, porque em um momento ele é escrito em terceira pessoa, logo depois é em primeira. Depois que eu me acostumei, a leitura seguiu fácil, eu não estranhei mais as mudanças entre uma pessoa e outra.

Apesar de ter sido escrito a muito tempo, a escrita não é difícil de ser entendida e as palavras foram muito bem colocadas. Uma leitura super fácil que depois de iniciada é quase impossível deixar antes de ter sido completa.

Eu ainda não sei muito bem o que pensar do livro, ele é incrível  mas complexo demais, o que me faz pensar que não importa quantas vezes eu leia, sempre vou deixar alguma coisa passar.

Recomendo totalmente a leitura, um complexo e incrível livro que merece ser lido e refletido. Apesar das dificuldades ao ler, eu me apaixonei por ele.
"Romance complexo e inquietante, A Meninas é o apaixonado retrato de um mundo em transformação."
Autora: Lygia Fagundes Telles
Número de Páginas: 284
Editora: Rocco

  • Sobre a Autora:



Nasceu e vive em São Paulo. Considerada pela crítica uma das mais importantes escritoras brasileiras, publicou ainda na adolescência o seu primeiro livro de contos, 
Porão e Sobrado (1938). Estudou direito e educação física antes de se dedicar exclusivamente à literatura. Foi eleita para a Academia Brasileira de letras em 1985 e em 2005 recebeu o Prêmio Camões, o mais importante da língua portuguesa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Theme Base por Erica Pires © 2013 | Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Melhor Visualizado no Google Chrome | Topo