Páginas

Tesouros da gaveta

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Não é ótima aquela sensação de quando você encontra algo que você julgava perdido? Isso aconteceu comigo! Antes de ter uma "mesinha" pros meus livros, eu guardava eles no meu guarda-roupa, principalmente os que eu ganhei do governo do Estado, pois estudo em uma escola estadual e, durante alguns anos, o governo distribuía kits de livros para os alunos mas infelizmente isso não acontece mais.

Quando eu troquei meu guarda-roupa, minha mãe ficou encarregada de guardar os livros pra mim e quando eu perguntei onde ela os tinha guardado, ela disse que não se lembrava. Eu fiquei muito tempo procurando esses livros e ontem enquanto eu mexia na cômoda da minha mãe acabei encontrando! Eu fiquei muito feliz, pois tinha livros que até hoje não li e agora poderei fazê-lo.

Vou mostrar cada um deles pra vocês e, antes de tudo, me desculpem pela qualidade das imagens.

Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas (Dale Carnegie): 
Eu comecei a ler esse livro, mas parei, não sei por que, mas o pouco que eu li deu pra perceber que o livro é bem interessante. Não é um livro para pessoas com dificuldades sociais, é um livro para qualquer pessoa que queira saber mais como fazer com que pessoas entendam e até compartilhem a mesma opinião que a sua. É um livro de auto-ajuda, sem parecer um livro de auto-ajuda, com exemplos de histórias reais onde o ponto forte é a comunicação.
Pretendo recomeçar a lê-lo e espero que ele não me faça mudar de opinião.

O Coruja (Aluísio Azevedo):
O Coruja é um livro que ganhei na sexta série, dá pra ver algumas "marquinhas da idade" na foto. Foi o primeiro que li na minha vida e é o meu favorito, sem dúvidas.
A minha história de amor com esse livro é eterna, eu já li ele mais de  5 vezes e em todas as leituras eu me encanto mais. Eu lembro que demorei mais de meses para lê-lo quando ganhei, mas os meses valeram a pena.
Quero ler ele novamente pra fazer uma resenha bem bonitinha aqui no blog e colocar ele na tag da Literatura Nacional.


Memórias Inventadas (Manoel de Barros):
Esse livro também foi um presente do Estado mas, se não me engano, ele faz parte do kit dado na sétima série.
Lembro que na época em que distribuíram os kits, teve muita "polêmica" porque o livro tinha uma linguagem inapropriada para crianças da sétima série, mas mesmo assim nós lemos ele em sala de aula e foi uma leitura muito gostosa.
Ele é cheio de desenhos e os textos são bem curtinhos e fáceis de ler. Em um futuro post eu mostrarei pra vocês direitinho.



A Estranha Máquina Estraviada (José J. Veiga):
Este livro veio acompanhado de Memórias Inventadas, mas eu não li ele, porque é um livro de contos e eu não gostava de contos antigamente e acabei descartando ele.
Quero ler ele porque recentemente venho me interessando bastante por contos e eu dei uma folheada e o conteúdo parece ser bem interessante, então ele também está na lista das minhas próximas leituras.





Papéis Avulsos (Machado de Assis):
Papéis avulsos veio no mesmo kit que O Coruja e não li ele por um motivo super bobo: a letra é pequena e antes, mesmo precisando, eu não usava óculos, então pra não sofrer mais da vista, preferi ficar sem ler ele mas agora que tenho um óculos vou lê-lo. 





Despontando Cidadãos (Pequenos Prodígios de Iperó):
A palavra que define esse livro é "fofo". É um livrinho que contém histórias e ilustrações dos alunos de 8 à 12 anos da cidade de Iperó.
Ganhei esse livro da minha tia em 2008/2009 e me encantei pela simplicidade dos textos e pelos desenhos que cada criança fez para ilustrar seus textos.
Ele já está super velho, cheio de "Thais" (o nome da minha irmã) escrito na capa e na contracapa, mas ainda tem um ótimo conteúdo.



Mentes Ansiosas (Ana Beatriz Barbosa Silva):
Esse livro era da minha tia, ai ela me deu e eu acho ele super a minha cara.
Comecei a ler ele e é bem interessante a forma como a autora explica cada fobia, eu não terminei a leitura mas quero retornar algum dia pra entender um pouco mais sobre o que acontece com a mente das pessoas ansiosas o que têm alguma fobia, acho super interessante toda a área da psicologia, então espero gostar dele.




O Tartufo ou o Impostor (Molière):
Esse livro eu ganhei na oitava série, não li ainda, mas lerei hoje a noite e faço uma resenha pra vocês.
É um livro bem pequenininho e está em forma de uma peça teatral e, pelo o que eu li no Skoob, é um livro bem legal e tem uma crítica social super "necessária".
Então vou lê-lo e procurar fazer a resenha o mais rápido possível pra vocês, tenho bastante resenhas pra fazer, então se eu demorar, me desculpem.



Chico Xavier - O Missionário do Amor (J. G. Pascale)
Eu não sei se esse livro é meu, porque eu emprestei da minha tia e quando fui devolver ela não aceitou, mas até ela resolver aceitar, ele fica comigo.
Eu, mesmo sendo de uma outra religião, acho que o Chico Xavier foi um grande homem e desde que assisti o filme, achei mais ainda. Pedi emprestado o livro da minha tia, ela tem muitos livros sobre o Chico, e passei a admirei mais ele após a leitura.




Tristão e Isolda (Helena Gomes):
Assim como O Coruja, Tristão e Isolda é o meu amor, à muito, muito, muito tempo atrás eu assisti o filme e achei simplesmente perfeito, até que um dia na oitava série, eu abro meu kit e encontro ele, foi o dia mais emocionante da minha vida.
Eu já reli ele milhares de vezes, é bem gostoso de ler, tem umas ilustrações lindas e foi adaptado através dos textos originais.
Muitos comparam com Romeu e Julieta, mas eu preciso dizer que, na minha humilde opinião, Tristão e Isolda é melhor.


Bom gente, esses são meus livros redescobertos, existiam outros distribuídos pelo governo, mas esses foram perdidos, inclusive o meu O Médico e o Monstro que eu fiquei só na vontade de ler. Infelizmente, na oitava série os kits cessaram, mas eu espero que um dia, antes de eu terminar os estudos, eles sejam distribuídos novamente para o incentivo à leitura dos alunos.

Gostaram dos livros? Já leram algum? O que acharam deles? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Theme Base por Erica Pires © 2013 | Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Melhor Visualizado no Google Chrome | Topo