Páginas

Copo Vazio

sexta-feira, 9 de agosto de 2013
 
O estudante Júlio conta sua história. Seus pais se separaram, ele mora no interior com a mãe, enquanto o pai vive na capital. Mesmo com a pouca idade, ele se torna totalmente responsável pela mãe, uma alcoólatra que precisa da supervisão do filho para não exagerar com a bebida.

Como qualquer adolescente do 3° ano do ensino médio, Júlio tem amigos. Um deles é Eduardo, alguns anos mais velho que Júlio, ele faz parte da Organização, sempre está fugindo da polícia e pedindo para que Júlio esconda pacotes suspeitos em seu quintal.

Júlio não é o melhor aluno, o melhor filho ou o melhor amigo. É desobediente, cínico e nada ingênuo. Sabe que é errado, mas ajuda Eduardo, impõe limites na vida de sua mãe. Júlio não é perfeito e, mesmo com todos os seus defeitos, tem um coração do tamanho do mundo.
Eu me apaixonei pelo livro desde que eu comecei a folheá-lo e percebi como eram divididos os capítulos. Cada capítulo tem uma ilustração própria, sempre nas mesmas cores: branco, vermelho e cinza. Ele é bem simples, mas ao mesmo tempo é incrível. A capa me deixou encantada e a combinação de branco, vermelho e preto ficou ótima.

Acho que não vou conseguir explicar direito como são as páginas, mas elas são de um material bem diferente, um tipo de papel não muito comum em livros. A fonte é simples, num tamanho um pouco maior do que o tamanho padrão e isso facilita muito a leitura, torna ela mais rápida e como o livro é bem fininho, menos de 200 páginas, é mais rápido pra terminar de ler.
Outra coisa que eu gostei bastante foi o espaço reservado para conhecermos mais sobre o autor e a ilustradora. Cada um fala um pouco sobre si mesmo e isso é interessante porque, na maioria dos livros, nós conhecemos os autores e todas as pessoas envolvidas em uma obra através de outras pessoas, então descobrir um autor através do próprio foi uma novidade pra mim.
Esse é o segundo livro do autor que eu leio do autor, o primeiro foi A Esperança por um Fio, e é a segunda vez em que ele consegue me emocionar.

Júlio tem a vida dividida entre viver sua adolescência e cuidar de sua mãe. Com o dinheiro da pensão que recebe do pai, totalmente indiferente para a situação do filho, ele vive com sua mãe e tem de suportar vê-la se embebedando com o seu dinheiro. Cansado da situação da mãe, ele resolve controlar cada gesto seu e assim tentar impedi-la de continuar bebendo.

Foi simplesmente impossível não se comover com a batalha de Júlio e de sua mãe contra a bebida, pois foi possível sentir que Dona Alzira (mãe de Júlio) tentava com todas as forças largar o vício, deu pra sentir o seu grito de socorro em cada vez em que ela jurava que nunca mais beberia e a decepção ao perceber que, mais uma vez, ela não cumpriu com sua palavra.

Júlio é quem conta a própria história, então a linguagem usada é informal, a linguagem que a maioria das pessoas, principalmente as mais jovens, usam no seu dia a dia. Ele é bem direto e expressa seus sentimentos de uma forma clara, sem esconder nada, ele permite que o leitor sinta o que ele está sentindo.

O final foi bastante previsível, eu estava já estava esperando que o "fato" (pra não dar spoilers) acontecesse bem antes do fim do livro. Apesar de ser esperado, o final representa o recomeço, uma nova vida.

Eu não tinha expetativas para esse livro, eu só esperava que fosse bom como o primeiro livro que li do autor e confesso que foi. Não direi que foi um dos melhores livros que li esse ano por que sempre digo isso ao terminar de ler um livro, mas posso dizer o que ele é ótimo, conseguiu prender minha atenção por um bom tempo e me emocionou muito.

Eu recomendo esse livro para qualquer pessoa que esteja disposta a conhecer a vida de um adolescente imperfeito, que ama acima de qualquer circunstância ou para qualquer pessoa que esteja disposta a ler uma história incrível e emocionante do começo ao fim. Um livro incrível que conta, através da história de Júlio, a história de muitos jovens que não desistem daqueles que amam.

Já estou sentindo um pequeno aperto no coração só em saber que na segunda terei que devolvê-lo para a biblioteca da escola, mas sei que devolvendo, darei a oportunidade para que outra pessoa possa lê-lo e tirar suas próprias conclusões sobre um livro que se tornou um dos meus favoritos.

Autor: Menalton Braff
Número de Páginas: 176
Editora: FTD

  • Sobre o Autor:


"Sou escritor com 19 livros publicados (por enquanto), conquistei o Jabuti 2000 (livro do ano ficção), fui finalista dos principais prêmios brasileiros por diversas vezes, e minhas ligações com a literatura, que nasceram na infância, perduram até os dias atuais, com dedicação exclusiva aos livros - próprios e de terceiros.Tenho viajado por conta de diversos projetos culturais, proferindo palestras, participando de mesas, de júris, e coordenando oficinas de criação literária.
" (Fonte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Theme Base por Erica Pires © 2013 | Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Melhor Visualizado no Google Chrome | Topo