Páginas

Vento Sudoeste

quinta-feira, 5 de setembro de 2013
O delegado Espinosa sai para encontrar um homem que lhe faz um estranho pedido: que ele investigue um assassinato que ainda não foi cometido, o homem não sabe dizer quando ocorrerá ou quem será a vítima, sabe apenas que o crime será cometido por ele próprio.

A principio o delegado acreditou que o homem precisa mais da ajuda de um psiquiatra do que de um delegado, mas com o passar do tempo ele acaba se envolvendo numa trama assombrada por conflitos psicológicos e assassinos em potencial.
Estavam com saudade do Luiz Alfredo Garcia-Roza aqui no blog? Eu estava. Pensei que não encontraria nenhum outro livro dele na biblioteca e quando achei foi lindo, quase chorei, de verdade. Minha emoção ficou ainda maior quando vi as páginas azuis dele, são lindas demais.

Em Vento Sudoeste o autor conta como Espinosa conheceu Gabriel - um homem de quase 30 anos que ainda mora com a mãe, uma fanática religiosa - que lhe pede para investigar um crime que ele cometerá, mesmo não sabendo quem morreria ou quando o crime aconteceria.

O livro é a estreia de Irene, companheira amorosa de Espinosa e a pessoa que amo demais nos livros. Foi legal conhecer ela no inicio e deu pra perceber que ela mudou muito desde Vento Sudoeste e Céu de Origamis, então pretendo ler os livros da sequência pra poder acompanhar a evolução da personagem.

Só posso dizer que Luiz Alfredo Garcia-Roza me surpreendeu novamente. Li o livro em menos de dois dias porque eu precisava saber quem matou quem, quem ia ficar com quem, se o Espinosa ia ou não ficar com o Vizinho (cachorro que a Alice "deu" pra ele).

Eu não diria que o livro foi previsível mas desde o começo já pude imaginar um pouco o que aconteceria, me senti uma vidente quando aconteceu o que pensava, mas me surpreendi com os detalhes e os motivos do acontecimento. Eu amei como se desenvolveu a história e como a trama foi resolvida e o autor colocou todos os pingos nos is.

Mesmo achando o livro completo, o autor deixou o final "em aberto", então pude tirar duas conclusões sobre o que realmente aconteceu, isso é uma coisa legal porque sempre vai ter aquele mistério e aquela pequena dúvida sobre o que realmente aconteceu, prefiro finais assim do que aqueles que simplesmente acabam e não deixam nenhuma dúvida pairando no ar, nada pro leitor pensar depois de terminar a leitura.

Vento Sudoeste foi outro livro que me encantou, me prendeu e me deixou louca pra ler mais livros do autor, espero que você também leiam algo do autor porque vale muuuuuuuuito a pena conhecer o trabalho dele, qualquer amante de um bom romance policial deve conhecer o autor e Vento Sudoeste, uma ótima obra, sem dúvidas.

Autor: Luiz Alfredo Garcia-Roza
Número de Páginas: 210
Editora: Companhia das Letras

  • Sobre o Autor:



Luiz Alfredo Garcia-Roza nasceu em 1936, no Rio de Janeiro. Formado em psicologia, foi professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e é autor de livros sobre psicanálise e filosofia. Deixou a vida acadêmica para dedicar-se a ficção policial e às investigações do delegado Espinosa, personagem central de quase todas as suas histórias. Seu romance de estréia, O Silêncio da Chuva, recebeu os prêmios Nestlé de Literatura (1996) e Jabuti (1997). (Fonte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Theme Base por Erica Pires © 2013 | Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Melhor Visualizado no Google Chrome | Topo