Páginas

O Retrato de Dorian Gray

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Dorian Gray é um ingênuo rapaz dono de uma uma beleza enorme que foi retratada em um quadro do pintor Basil Hallward, além de modelo, Dorian é a inspiração de Basil para muitas outras obras do artista. Devido ao fato de todo seu íntimo estar exposto em sua obra prima, Basil não divulga a pintura e decide presentear Dorian Gray com o quadro.

Graças à influência de Lorde Henry Wotton, um homem cínico que sempre tem algo a dizer, Dorian passa a viver no mundo da beleza e dos prazeres imediatos, espírito que foi intensificado após sua conversa com o Lorde que o faz entender o quanto a beleza é importante e, principalmente, após conferir seu retrato pronto e apaixonar-se por si mesmo.

A partir de então, Dorian passa a ter uma vida entregue à superficialidade e ao egoísmo, preservando os sinais físicos da juventude enquanto os demais sofrem com as marcas causadas pelo tempo.

Comecei a ler O Retrato de Dorian Gray só porque amei o trailer do filme, tenho mania de sempre ver o trailer de um filme caso eu não esteja 100% convencida sobre ler ou não ler, tenho que parar com isso porque depois fica aquela comparação chata entre o trailer e o livro, sem contar que posso me decepcionar bastante e isso quase aconteceu enquanto eu lia O Retrato de Dorian Gray.

Dorian Gray é um jovem e ingênuo rapaz que nunca se deu conta de sua grandiosa beleza, até o dia em que serviu de modelo para o quadro de Basil Hallward e, após o término do quadro, pode apreciar pela primeira vez a sua beleza e se vê apaixonado por seu retrato. Influenciado por Lorde Henry, Dorian passa a acreditar que sua beleza é o seu maior tesouro e passa a usá-la para realizar seus desejos mundanos. Seu quadro retrata bem mais do que sua beleza exterior, retrata sua alma.

O Retrato de Dorian Gray é um livro com personagens marcantes, uma narrativa envolvente e detalhada (até demais). O autor conseguiu escrever de uma forma bem informal para a época em que o livro foi escrito, o que facilitou muito para mim, não tive nenhum problema quanto ao vocabulário, consegui entender cada palavra e, caso alguma fosse realmente difícil de compreender, havia uma notinha de rodapé pra explicar o significado da palavra.

Foi bem empolgante conhecer Dorian e acabar me encantando por ele também, a descrição de sua aparência feita pelo autor e seu espirito puro o deixaram tão angelical que pareceu impossível que o Dorian do fim do livro fosse o mesmo garoto angelical do começo. Lorde Henry foi, sem dúvidas, o meu personagem favorito no livro, ele é do tipo que não deixa de expressar sua opinião sobre tudo e não tem medo do que os outros pensarão delas, são suas opiniões que acabam influenciando Dorian à "aproveitar" mais sua beleza pois ela não seria eterna. Basil Hallward, foi um personagem que senti um pouco de pena, ele é apaixonado pela beleza de Dorian e se importa muito com a amizade entre os dois o que acaba o rebaixando bastante por ele correr atrás do Dorian e o cara não tá nem aí pra ele, tive muita dó do coitadinho.

Estou em uma relação de amor e ódio com Dorian Gray, a personalidade pura e ingênua foi sufocada pela vaidade e pelo egoísmo, sua face angelical não combina com seu novo caráter, não combina com o sofrimento que sua beleza causou. Dorian tem um diferencial, ao contrário dos meros mortais, ele não sofre com as marcas que o tempo deixa e, enquanto outros sofrem com as rugas que a idade traz, ele conserva a beleza que impressionou Basil e tantos outros.

Com sua beleza eterna e seu rosto de adolescente, Dorian prova de todos os prazeres que a vida pode oferecer e chega ao limites que um homem pode chegar, causando dor e sofrimento em todos que se fascinam por sua beleza e esquecem de quem ele realmente é. Dorian Gray se tornou um monstro, e ele sabe disso, sua alma foi degradada por aquilo que ele mais prezava, por aquilo que o tornava especial: sua beleza.

Apesar dos detalhes em excesso que me deixaram com sono e quase fizeram com que a leitura não fluísse. eu gostei muito do livro e recomendo aos que vão lê-lo que não desistam quando a parte - sim, é só um parte - detalhista chegar, que continuem a leitura mesmo que ela esteja se tornando muito detalhista, porque ela é importante pro livro como todas as outras e ela vai fazer muita diferença durante o decorrer da história, então recomendo não desanimar.

O livro é ótimo, tem uma edição bem feita e nos mostra a beleza exterior é importante sim, mas não vale nada se estiver acompanhada de uma alma manchada de sofrimento alheio e pecados imperdoáveis. Recomendo a todos que adorem um bom clássico e estejam prontos para se encantar com um personagem que não é tão encantador assim. Eu gostei bastante do livro e graças a ele eu fiquei com vontade de ler mais clássicos, tanto da literatura estrangeira quanto da literatura nacional.

Agora eu estou com medo de assistir o filme e acabar não gostando tanto assim, acho que todos têm esse medo de que um filme estrague um livro realmente bom.


Autor: Oscar Wilde
Número de Páginas: 215
Editora: Martin Claret

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Theme Base por Erica Pires © 2013 | Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Melhor Visualizado no Google Chrome | Topo