Páginas

Dom Quixote de La Mancha

domingo, 26 de janeiro de 2014
Num lugar da cidade de Mancha, existiu um fidalgo, cujo real sobrenome uns diziam ser Quixada outros, Quesada, que, entregue ao delírio causado pela leitura excessiva de livros de cavalaria, saí em busca de aventuras como as vividas pelos cavaleiros andantes de outros tempos, sempre em busca de impor justiça.

Ao lado de seu vizinho e fiel escudeiro Sancho Pança, à quem Dom Quixote prometeu uma ilha em recompensa ao seu trabalho de escudeiro, a dupla vive uma sequência de aventuras e confrontos que se encontram no limite entre a realidade e a fantasia.
Como já foi dito várias vezes aqui no blog, eu já li Dom Quixote uma vez, mas o livro era bem mais grosso, capa dura e não tinha ilustrações, eu queria encontrar alguma diferença entre os dois livro, mas Dom Quixote de La Mancha apenas tem menos páginas e ilustrações, a história é a mesma só deixando de lado alguns detalhes que não mudaram nada no enredo.

Após ler muitos livros de cavalaria, Dom Quixote resolve se tornar um cavaleiro andante, como os heróis que ele conheceu em seus livros. Para se tornar um legítimo herói ele precisaria de uma donzela em perigo para amar e logo se lembrou de uma jovem lavradora por quem se apaixonou em outra ocasião chamada Aldonza Lorenzo, mas que teve seu nome mudado por Dom Quixote para Dulcineia del Toboso, nome que se ajustava melhor à condição de princesa e grã-senhora.

Como todo bom cavaleiro, ele também precisava de um escudeiro fiel e logo encontrou o vizinho Sancho Pança, que o acompanhou em suas aventuras para em troca receber uma ilha prometida pelo amo. Os dois saem pelas planícies espanholas em busca de representar os injustiçados e os livrar de suas mazelas. Suas aventuras são, na maioria das vezes, fantasiadas pelo cavaleiro.

Dom Quixote de La Mancha é um livro apaixonante que, de uma forma bem humorada, nos apresenta dois personagens bem diferentes, que vivem aventuras imaginárias e não estão nem perto de se tornarem heróis como os descritos nos livros. Graças à imaginação fértil de Dom Quixote, eles enfrentam inimigos invisíveis e as batalhas nunca acabam muito bem para os dois, fato que garante várias gargalhadas ao leitor.

Dom Quixote é um personagem motivador, por mesmo quando todos o julgavam um louco, ele não deu ouvido e correu atrás de seus objetivos, de cumprir sua tarefa de cavaleiro andante, sempre procurando fazer o bem para todos. Mesmo que digam que isso é resultado de seu delírio, eu gosto de acreditar que é uma determinação e tanto, o cavaleiro é um grande exemplo a ser seguido.

Sancho Pança é um personagem adorável, do tipo que tu se encanta na hora. É medroso e preguiçoso mas, principalmente, é um grande amigo. Mesmo sabendo que ela loucura de seu amo ele não o abandonou, no começo foi só por causa da ilha que ganharia quando a aventura chegasse ao fim, mas depois foi por pura amizade e fidelidade a Dom Quixote. A fidelidade é, sem duvida, uma das suas maiores qualidades.

Tenho que dizer que às vezes aparecem algumas palavras estranhas no meio do livro, a maioria do vocabulário espanhol, mas graças às notas de rodapé, elas foram compreendidas então elas não foram um problemas, mas em algumas edições isso pode ser um problema porque não existem notinhas. Mas são poucas palavras então não dificultam tanto a leitura.

Dom Quixote de La Mancha é um livro ótimo, com heróis divertidíssimos e algumas palavras esquisitas que nos permitem conhecer mais do vocabulário espanhol. Eu já recomendei esse livro para os meus amigos, minha mãe, minha irmã, pro resto da minha família e agora recomendo a vocês, vale muito a pena conhecer esses dois homens que, com sua coragem e humildade, se tornaram grandes personagens da literatura.

Autor: Miguel de Cervantes
Número de páginas: 224
Editora: Revan          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Theme Base por Erica Pires © 2013 | Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Melhor Visualizado no Google Chrome | Topo